
A internet e os smartphones revolucionaram o mercado de consumo. Nos últimos anos, a pandemia acelerou o processo de educar o consumidor. Nos dias atuais, dificilmente um cliente entra em uma loja sem saber o que procura, a marca de sua preferência e uma estimativa de custo do produto.
O comércio eletrônico continua crescendo
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as compras online dobraram entre 2019 e 2023. Esse crescimento significativo foi impulsionado, principalmente, pelo aumento das compras por dispositivos móveis, que agora representam mais de 50% das vendas online.
Além disso, a ABComm divulgou que o setor de e-commerce já ultrapassou a marca de 10% das vendas totais do varejo. Em alguns segmentos, esse percentual é ainda mais expressivo, chegando a superar os 50% – e a expectativa para 2024 é alta.
Logo, as empresas que não conseguirem marcar presença no digital e se destacar diante da concorrência, oferecendo preços atrativos, facilidades de pagamento e entrega, terão dificuldades de atender a essa crescente demanda.